Estúdio Jurídico – Semana Farroupilha

Escrito por Estudio Juridico, 19.09.2016.

Em Porto Alegre, a Semana Farroupilha tem seu núcleo concentrado no Parque Maurício Sirotski Sobrinho, conhecido como Parque Harmonia, que oferece uma intensa programação sócio, cívica e cultural, com constituição de um grande acampamento que tem uma duração de quase 30 dias. Durante a Semana Farroupilha são relembrados os feitos dos Gaúchos, através de palestras, espetáculos, lançamento de livros entre outras atividades.

Estúdio Jurídico - Semana Farroupilha

Estúdio Jurídico – Semana Farroupilha

A Semana Farroupilha é um momento muito importante de culto às tradições sulistas, transcendendo o próprio Movimento Tradicionalista Gaúcho. Ela envolve praticamente toda a população do Estado, se não fisicamente nos locais organizados para festejos, participando das iniciativas do comércio, dos serviços públicos, das instituições financeiras ou das indústrias.

A data festiva está prevista em uma lei estadual e regulamentada por um decreto e é um período em que todos gaúchos vão para as ruas comemorar, tomando chimarrão e celebrando com desfiles em homenagem aos líderes da Revolução Farroupilha trajando roupas típicas. Com as mulheres de vestido de prenda e os homens de bombacha, lenço, guaiaca, chapéu, entre outros.